Marketing na indústria de alimentos: dicas para vender mais

Marketing na indústria de alimentos: dicas para vender mais

Marketing para alimentos: como vender mais?

A indústria de alimentos é destaque quando falamos na importância para a sociedade e economia do Brasil e do mundo. Mas, ainda assim, é fundamental elaborar estratégias de marketing industrial, a fim de melhorar as vendas do negócio. O marketing B2B é muito relevante para esse tipo de segmento, que além do consumidor final, também atende o público B2B, ou seja, empresas que compram de empresas.

 

Contudo, não é possível se acomodar, principalmente em um mercado tão competitivo quanto esse. Por isso, existem diversas estratégias para melhorar o posicionamento da marca, criar autoridade no mercado e consequentemente vender mais. Então, se você quer saber como fazer isso, continue acompanhando o post de hoje até o fim.

 

Saiba diferenciar seus públicos

O primeiro passo é saber diferenciar seus públicos, separando o consumidor final das empresas. Afinal, cada um possui suas dores, dificuldades e necessidades e você deve ter estratégias elaboradas de forma separada para que sejam eficazes e resolvam gargalos importantes. Por exemplo, sua marca pode ser forte para o consumidor final e com boa procura no varejo, mas não tenha tanta penetração em relação aos distribuidores. Sendo assim, entender o que está causando essa situação é essencial e o marketing para indústria de alimentos bem feito pode te ajudar em todos os pontos, servindo como uma ponte entre sua indústria e os distribuidores.

 

Tenha presença digital

Um dos pontos mais importantes é montar uma estratégia B2B digital eficaz, pois tanto os distribuidores como o consumidor final estão presentes na internet. Portanto, ter um site institucional é indispensável, com informações de dialoguem com todos os públicos, apresentando sua marca, história, portfólio de produtos, etc. Da mesma forma, redes sociais, blog e outras mídias também devem ser usadas.

 

Aqui, é necessário planejar como sua marca irá se posicionar perante o mercado e suas ações precisam estar em sintonia com a missão, visual e valores de sua indústria e com o branding da marca.

 

Seja próximo de seus revendedores

Não podemos deixar de falar ainda que os revendedores e distribuidores são os grandes responsáveis por fazer com que seu produto chegue até o cliente final, sendo muito importantes para sua cadeia produtiva. Justamente por isso, eles precisam de estratégias adequadas, priorizando sempre uma relação saudável e benéfica para os dois lados. No mundo digital, é possível criar uma landing page B2B exclusiva para os revendedores, com conteúdos que ajudam nas ações nos pontos de vendas, treinamentos, orientações específicas de precificarão, aumento da margem de lucro, etc.

 

Analise os dados

Atualmente estamos na era dos dados e tecnologia, sendo possível aliar esses dois elementos e criar estratégias incríveis para sua indústria. Se você consegue automatizar sua produção e receber os dados em tempo real das máquinas e linhas de produção, também pode ter acesso aos dados de seus públicos de interesse, elaborando estratégias mais assertivas.

 

Vale ressaltar que a automação em marketing está cada dia mais avançada, contribuindo significativamente para a evolução do negócio.

 

Integre o online e offline

Por fim, mas não menos importante, é essencial integrar o universo online com o offline, sendo que a abordagem omnichannel é uma tendência forte e que está diretamente ligada com o novo perfil dos consumidores. Sendo assim, invista em experiências e ações que combinem a integração do on e off. Ainda que seja um desafio para inúmeros setores, assim como para a indústria de alimentos, os resultados são excelentes. Caso sua empresa tenha dificuldades em aplicar o marketing, principalmente no meio digital, busque o auxílio de uma agência B2B com experiência em geração de novos leads, isto fará seu número de propostas junto ao departamento de vendas aumentar.

 

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você terá uma nova visão sobre como vender mais na indústria de alimentos. Contudo, é importante ressaltar que caso não tenha tempo ou habilidades para criar estratégias eficazes, é fundamental contar co a ajuda de profissionais especializados.

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