O que esperar do setor têxtil para 2023
A indústria têxtil é uma das maiores do Brasil e do planeta, com grande participação na economia e impactos em diferentes áreas. Inclusive, o marketing industrial desse tipo de segmento é diferente, investindo no marketing B2B para garantir retornos mais eficientes e otimizados. Mas, além de trabalhar com o público e clientes B2B, é importante também estar por dentro das tendências do mercado, a fim de manter-se atualizado e garantir bons negócios. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar sobre o que podemos esperar da indústria têxtil para o ano de 2023.
Bem-estar
O bem-estar com certeza é uma das principais preocupações e tendências do setor têxtil para 2023. Com a pandemia do COVID-19, o consumidor está mais preocupado com a experiência, encantamento, sustentabilidade, conforto e tecnologia e até 2024, a expectativa é que o consumidor passe por um otimismo realista. Afinal as pessoas estão sobrecarregadas pela cultura da superação em relação à pandemia.
Da mesma forma, com o aumento do custo de vida e nas pressões em torno da sustentabilidade, os consumidores estarão interessados, pouco a pouco, em produtos, serviços e ambientes que colaboram com a busca pelo autocuidado, com os outros e também seus pertences. Nesse sentido, os produtos têxteis deverão ser responsáveis, tecnológicos e capazes de despertar emoções.
Sustentabilidade e tecidos tecnológicos
Ainda seguindo a lógica da tendência anterior, é impossível não citar a sustentabilidade, uma pauta que está cada vez mais presente na sociedade como um todo. Segundo a WGSN, a geração Z é a mais atenta em relação a isso, sendo que ela está caminhando para se tornar o maior grupo ativo economicamente nos próximos anos. Sendo assim, o mercado têxtil está preocupado em desenvolver novas tecnologias para reduzir os grandes impactos causados no meio ambiente.
Além disso, também estão cada vez mais em alta os tecidos tecnológicos, com fibras ópticas, metais e vários polímeros que poderão interagir com o meio ambiente. Ou seja, serão capazes de detectar e reagir a variações de estímulos físicos, como fontes mecânicas, físicas, térmicas e elétricas.
Sentidos aprimorados
O comportamento e consumo estarão interligados diretamente com a tecnologia na indústria têxtil, com soluções que se referem à tecnologia, natureza e toque. Afinal, a pandemia do COVID-19 fez com que o consumidor queira sentir tudo o que foi impedido nos últimos anos e isso inclui os tecidos em relevo, por exemplo. Vale lembrar ainda que revestimentos brilhantes, com texturas de peles de animais e aplicações diferenciadas também serão tendência. Também podemos citar o folheado, patinado, holográfico, gravações em laser, construções artesanais e manuais, como crochê e macramê, etc.
Impressão digital
Não podemos deixar de citar também a impressão digital, que vem para transformar o setor, sendo uma opção bastante rentável devido ao bom custo-benefício. Inclusive, a expectativa é que essa técnica permaneça no setor e se desenvolva de forma gradativa. Afinal, ela não gera desperdício de tinta ou tecido, promovendo ainda uma produção mais ágil e com valor agregado.
Impulso ao progresso
Por fim, a ética e inclusão devem estar ainda mais presentes em 2023, com ações que vão além do que já é feito hoje em dia. Nesse sentido, podemos dizer que haverá uma colaboração equitativa com todos os parceiros, promovendo a justiça social e o respeito e acolhimento à biodiversidade, buscando práticas proativas que melhores o mundo, conquistando os consumidores que alinham as compras aos valores humanitários.
Então, agora que você conhece as principais tendências da indústria têxtil para o ano de 2023, já sabe como elaborar o planejamento estratégico para o próximo ano. Então, não deixe de contar com a ajuda de especialistas, principalmente nas áreas de marketing e vendas.