Com a crise econômica, os empreendedores precisaram se reinventar, principalmente quando falamos do marketing industrial B2B, ou seja, de empresas que têm outras empresas como clientes. Afinal, as vendas precisam aumentar, a fim de garantir o maior retorno sobre o investimento (ROI) e a máxima rentabilidade financeira. Nesse sentido, o mais inteligente é investir na contratação de uma agência B2B, a fim de melhorar as vendas por meio do marketing digital.
Afinal, a internet é o melhor lugar para se estar, com novas ferramentas surgindo e facilitando a interação entre empresas. Sendo assim, confira no post de hoje algumas dicas de como melhorar as vendas B2B.
Conheça seu produto
Quando falamos em clientes B2B, eles são exigentes e, por isso, você precisa mostrar o máximo de autoridade quando fala sobre seu produto. Afinal, ninguém irá adquirir um produto ou serviço que não sente firmeza durante a conversa com o vendedor. Sendo assim, independente se for no marketing digital quanto pessoalmente, sua empresa deve deixar claro que ela é referência no assunto. Para isso, uma boa alternativa é criar um conteúdo de valor, até, de qualificar sua equipe comercial, com estratégias alinhadas às necessidades de seu público.
Entenda quais são as dores de seus clientes
A lei da oferta e demanda é uma das mais antigas do mundo, girando em torno de preço e quantidade. Mas, com o aumento da competitividade no mercado, isso mudou e hoje está relacionada com aspectos mais técnicos e exigentes do que somente o melhor preço. Inclusive, essas especificidades mostram que para todo problema há uma solução e é justamente nisso que suas vendas B2B devem focar. Ou seja, entenda o que seu cliente realmente precisa, a fim de oferecer a melhor alternativa.
Para isso, pense em quais são os principais problemas que ele tem em sua rotina e como sua oferta pode solucioná-los da melhor maneira. Além disso, saiba quais são os diferenciais de sua empresa e como seu cliente procura pelas soluções.
Compreenda o funcionamento do funil de marketing
O marketing digital oferece diversas ferramentas incríveis que agilizam significativamente o tempo de sua equipe. Uma delas é o funil. Em resumo, na internet é possível prospectar centenas de leads em pouco tempo, sendo que esse é um processo que define de forma automática quem são os contatos mais qualificados para sua empresa.
Sendo assim, ao entender quantos leads qualificados sua empresa precisa, o gestor consegue gerar metas realistas para a equipe de vendas e de marketing. Além disso, essa ferramenta contribui também para a área financeira, definindo quanto será necessário investir em tráfego pago para trazer os resultados esperados.
Crie um relacionamento de confiança com seus clientes
Conquistar novos clientes é muito mais caro do que reter os atuais e essa é uma afirmação feita pelo pai do Marketing, Philip Kotler, em 1999. Portanto, sua empresa deve focar em como melhorar a experiencia dos clientes antigos. Afinal, não existe custo de aquisição quando o cliente já está na base.
Aposte nas vendas consultivas
É muito importante que, mesmo trabalhando para vender para outras empresas, você mantenha sua comunicação personalizada, focando nas dores e especificadas de cada cliente, entendendo quais são seus processos e desafios. Sendo assim, as vendas consultivas ajudam a reforçar sua autoridade no assunto. Afinal, o vendedor mostra que entende não somente sobre seu produto/serviço, mas também sobre o segmento e, consequentemente, as necessidades do cliente.
Então, com essas dicas, com certeza você irá melhorar suas vendas B2B, alavancando os resultados e, consequentemente, seu negócio no mercado. Mas, lembre-se que uma estratégia mais direcionada e feita por especialistas pode trazer resultados ainda melhores para sua empresa.