É muito comum que as empresas tenham dificuldade na hora de realizar a gestão financeira e fiscal de seu negócio, mas infelizmente, as falhas nessas áreas tendem a prejudicar o crescimento sustentável da empresa. Nesse sentido, de nada adianta ter um bom marketing industrial e investir em marketing B2B, se não consegue cuidar de outras áreas igualmente importantes. Sendo assim, o BPO financeiro é uma solução interessante, principalmente se você lida com o público e clientes B2B.
Mas, se você não conhece sobre o assunto, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e saiba o que é BPO financeiro e como ele funciona.
O que é BPO financeiro?
BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, ou em português, terceirização dos processos de negócios. Portanto quando falamos do BPO financeiro, seu principal objetivo é contratar uma empresa especializada nessa função, a fim de garantir que os fluxos operacionais sejam executados com eficiência. Portanto, os processos da área se tornam integrados.
Essa é uma prática que vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos, pois as empresas preferem investir nessa solução, para focarem seu tempo e esforços em aumentar a produtividade e lucratividade, ao mesmo tempo que reduzem seus custos.
Com isso, elas conseguem maximizar seus resultados econômicos, permitindo que o gestor consiga olhar para o futuro e se concentrar no que é mais relevante, como estratégias de marketing B2B, vendas, etc.
Devemos lembrar ainda que o BPO financeiro aumenta as chances de sobrevivência da empresa. Inclusive, de acordo com o Sebrae, o nível de continuidade do negócio com até dois anos é de apenas 58% (excluindo os Microempreendedores Individuais) sobre. Isso significa que 42% das organizações fecham nesse mesmo período, sendo que um dos principais fatores é a dificuldade de gestão financeira.
Quais são as responsabilidades do BPO financeiro?
Vale lembrar que qualquer atividade financeira pode ser terceirizada em uma empresa, como contas a pagar e receber, faturamento e fluxo de caixa. Sendo assim, a equipe especializada deve realizar as melhores ações, a fim de assegurar o compliance da organização.
As principais atividades de um negócio que podem ser terceirizadas pelo BPO são conciliação bancária, elaboração do fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, gestão de indicadores, análise de crédito, emissão de documentos fiscais, etc. Além dessas, outras tarefas mais estratégicas também podem ser terceirizadas, como o orçamento empresarial e controladoria.
No primeiro caso, verificam-se potenciais investimentos futuros e quais recursos serão alocados em cada setor. Já no segundo, os especialistas ajudam na tomada de decisão, com base no planejamento estratégico e quais objetivos deverão ser alcançados.
Também é válido ressaltar que os profissionais fazer uma revisão dos processos, com o intuito de reduzir custos trabalhistas e problemas de gestão, principalmente quando falamos de colaboradores, casos de absenteísmo, férias, faltas, etc.
Por que optar pelo BPO?
O BPO financeiro oferece diversas vantagens para o negócio, confira abaixo quais são as principais:
- Melhores práticas e processos mais estruturados, sem precisar contratar um ou mais profissionais;
- Controle de pagamentos e recebimentos, com maior equilíbrio de caixa e liberação rápida de recursos para capital de giro;
- Diminuição de inadimplência, visto que será implementada uma política de cobrança eficiente;
- Melhoria no ambiente de controle e governança, pois existem áreas aprovadoras e executoras;
- Redução de custos trabalhistas com áreas que não fazem parte do cerne do negócio, permitindo focar no crescimento da empresa e atender às demandas do setor;
- Redução de custos operacionais, visto que as rotinas de trabalho são padronizadas e os processos automatizados.
Então, agora que você sabe o que é o BPO financeiro e como ele funciona, já sabe se essa é uma solução interessante para seu negócio.