O que é FIFO e como ele pode ajudar na gestão de estoque?

O que é FIFO e como ele pode ajudar na gestão de estoque?

O estoque é uma das áreas mais importantes de uma empresa ou indústria, visto que é o local onde ficam armazenados os ativos. Além disso, caso aconteça alguma falha, isso será refletido em diversos outros processos, podendo acarretar em erros nas entregas, desperdício de produtos, gastos desnecessários, etc. Sendo assim, muitas empresas quando alugam ou compram um galpão logístico, fazem um planejamento completo do local e elaboram diversas estratégias.

 

Uma muito conhecida é a FIFO, que ajuda de forma significativa na logística interna de um galpão logístico e, consequentemente, impacta no desempenho do negócio. Contudo, nem todo mundo a conhece e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para explicar melhor o que é FIFO e como utilizá-lo a seu favor.

 

O que é FIFO?

 

A sigla FIFO vem do inglês, representando a expressão “First In, First Out”, que em português significa “o primeiro que é entra é o primeiro a sair”.

 

Esse é um método de gestão e avaliação de ativos na logística empresarial, em que os ativos produzidos ou adquiridos por primeiro, também devem ser os primeiros a serem vendidos ou utilizados. Portanto, esse sistema de armazenagem tem como objetivo realizar a movimentação programada de produtos, priorizando aquilo que chegou primeiro ao estoque e, consequentemente, está estocado por mais tempo.

 

Quando o FIFO deve ser utilizado?

 

Existem diversos sistemas de armazenagem utilizados na logística, sendo que o FIFO ajuda a otimizar o estoque por meio da automação de processos de armazenamento e recebimento de produtos. Portanto, via de regra, ele é utilizado quando a empresa tem necessidade de maior dinâmica nos giros de estoque.

 

Ou seja, organizações que trabalham com produtos com prazos de validade, como alimentos, bebidas, medicamentos, cosméticos, etc. Contudo, além desses setores, a estratégia FIFO ainda ajuda a evitar desperdícios causados pela má gestão de estoque. Da mesma forma, ela também é utilizada por algumas empresas de áreas como eletrônicos e eletrodomésticos.

 

Por que o FIFO é importante na logística?

 

É primordial escolher um método de armazenagem adequado, uma solução eficaz ao negócio, visto que isso impacta diretamente a eficiência dos processos no dia a dia da empresa e, consequentemente, nos resultados mensais.

 

Sendo assim, o planejamento deve ser muito bem feito, considerando fatores como tipo de produto, infraestrutura disponível, demanda de mercado, etc. Portanto, o FIFO contribui para a logística de forma significativa ao reduzir e prevenir erros de estocagem, além de tornar a cadeia de suprimentos mais ágil. Afinal, ele facilita a automação e liberação de lotes. Isso porque, possui regras específicas de como agir quando chegam novas mercadorias, o que garante a rotatividade adequada de estoque.

 

Portanto, podemos dizer que ela ajuda a padronizar a qualidade das entregas, visto que há maior controle sobre mercadorias, melhorando a imagem da empresa no mercado com a satisfação dos clientes.

 

Vale lembrar ainda que o FIFO garante uma gestão de estoque mais adequada, garantindo melhor organização em relação à saída e entrada de produtos, assim como evita o desperdício.

 

Quais são os benefícios de implementar o FIFO em sua organização?

 

Provavelmente você já entendeu como o FIFO pode contribuir com sua empresa. Mas, ainda assim, decidimos falar um pouco melhor sobre os benefícios dessa estratégia. Confira abaixo:

 

1. Maior agilidade

 

Ao facilitar o processo de entrada, saída, localização e separação dos produtos, o método FIFO promove maior agilidade para o dia a dia dos colaboradores, beneficiando diretamente o lead time da empresa.

 

2. Melhor custo-benefício

 

Por meio do FIFO, a taxa de desperdício de produtos reduz consideravelmente, pois os itens que estão mais próximos de vencer saem mais rápido do estoque. Além disso, a rotatividade dos produtos reduz a necessidade de compra de grandes volumes, melhorando o fluxo de venda e faturamento da empresa.

 

3. Redução de erros

 

Não podemos deixar de lembrar ainda que com o sistema de armazenagem FIFO, é mais fácil evitar erros nos processos da empresa, seja na entrada, saída ou até mesmo na separação de produtos. Afinal, a estratégia serve justamente para preparar a organização da melhor forma para realizá-los.

 

4. Facilita a precificação

 

Outro benefício muito interessante de utilizar o FIFO em sua empresa é a facilidade para realizar a precificação de produtos. Afinal, é comum haver desequilíbrios entre os custos de entrada e preços de saída, mas com a estratégia eles são reduzidos consideravelmente.

 

5. Melhor gestão visual

 

Por fim, mas não menos importante, o FIFO torna os processos de controle de estoque mais organizados e fluidos. Como consequência, é mais fácil identificar problemas no sistema, sendo possível corrigi-los antes que se tornem críticos e impactem negativamente os processos.

 

Então, agora que você sabe o que é FIFO e seus benefícios, já entende se essa estratégia pode ser usada em sua empresa. Temos certeza que os benefícios promovidos serão diversos, garantindo melhor desempenho e resultados para seu negócio a curto e longo prazo.

Posts Recentes

plugins premium WordPress
Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?