Indústria de alimentos: o que esperar de 2023 para o setor?

Indústria de alimentos: o que esperar de 2023 para o setor?

Perspectivas para indústria de alimentos em 2023

 

A indústria alimentícia é uma das maiores do planeta, sendo um exemplo quando falamos em inovação e boas oportunidades, possuindo participação significativa no aquecimento econômico do país. Com diversas estratégias de marketing industrial, ela consegue se desenvolver de forma plena. Contudo, é importante que os gestores também estejam engajados, trabalhando com o marketing B2B, a fim de manter-se sempre antenados sobre o setor.

 

Portanto, independente se você trabalha com o público B2B ou na indústria de alimentos, confira no post de hoje quais são as principais tendências do segmento para 2023.

 

Foco na saúde

 

O que já estava sendo destaque nos últimos anos, em 2023 se torna ainda mais forte. Nesse sentido, uma das maiores tendências da alimentação para os próximos anos está relacionada com a fabricação de produtos voltados para a melhora física e mental dos consumidores.

 

Afinal, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com seu bem-estar e tudo o que colocam em seus pratos impacta na saúde como um todo, sendo que hoje em dia, elas já estão mais conscientes.

 

Portanto, a demanda por produtos com ingredientes funcionais está crescendo a cada dia que passa, buscando por alimentos que aumentem a energia, otimizem o desempenho cognitivo e estabilizem o humor, ao mesmo tempo que são nutritivos e fornece sabor para o dia a dia.

 

Sustentabilidade

 

Aproveitando a onda das fazendas verticais, a sustentabilidade é uma forte tendência para o próximo ano, que já vem sendo bastante debatida e que ganha ainda mais força. Nesse sentido, investir em uma agricultura mais sustentável ou utilizar técnicas que contribuem com o meio ambiente em outras etapas da cadeia de produção é primordial, não apenas para cuidar do planeta. Isso porque, elas também ajudam na redução de custos para as empresas, fazendo com que sua marca tenha uma imagem mais positiva no mercado. Portanto, ao mesmo tempo que seu negócio cresce, você ajuda o planeta.

 

Automação de processos

 

A automação de processos faz parte dos pilares da indústria 4.0 e também é uma tendência forte para o ano de 2023. Seu principal objetivo é otimizar a rotina do gestor e dos colaboradores, fazendo com que as coisas fluam de maneira mais natural. Por exemplo, no processo de empacotamento, a automação ajuda não apenas a acelerar os procedimentos, mas também ajuda a reduzir o desperdício e garante a segurança e higiene dos alimentos. Isso aumenta a produtividade do negócio e promove maior confiança para seus clientes.

 

Internet das Coisas

 

A Internet das Coisas também faz parte dos pilares da indústria 4.0, sendo uma ótima ferramenta de trabalho para melhorar o dia a dia dos colaboradores do setor alimentício. Afinal, as máquinas e sistemas estão todos conectados ao longo da cadeia produtiva, atuando na coleta de dados e monitoramento, mesmo à distância. Com isso, é possível que os gestores analisem todas as etapas e tenham uma visão geral de todos os processos. Dessa forma, podem analisar com maior precisão os problemas e garantir as soluções mais adequadas, de forma rápida, segura e bastante eficaz.

 

Tecnologia integrada

 

Por fim, os recursos tecnológicos estão presentes desde o momento da plantação dos alimentos até sua colheita, processamento, empacotamento e distribuição para o consumidor final. Portanto, eles otimizam os processos, tornando-os mais rápidos, seguros e padronizados, promovendo maior qualidade e segurança ao cliente.

 

Sendo assim, a integração de máquinas e equipamentos é primordial para melhorar a produção, ao mesmo tempo que gera maior flexibilidade, qualidade e confiabilidade, assim como agilidade e economia de tempo e dinheiro.

 

Então, agora que você sabe sobre as principais tendências da indústria de alimentos, já pode iniciar seu planejamento para estar à frente no mercado.

Posts Recentes

plugins premium WordPress
Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?