Como a empresa pode valorizar os funcionários?

Como a empresa pode valorizar os funcionários?

A valorização profissional vem sendo cada vez mais discutida atualmente, visto que é um dos principais fatores que ajudam a definir o sucesso ou fracasso de uma empresa, assim como influencia na melhora da produtividade e ambiente profissional. No entanto, muitos líderes ainda não sabem como colocar em prática e realmente valorizar a atuação dos colaboradores dentro da empresa. O marketing industrial não pode limitar-se apenas a ações de divulgação da empresa para geração de clientes B2B, ele também pode e devem pensar em seus colaboradores, criando um grupo de ações e projetos para o bem estar de quem trabalha em sua empresa e, convenhamos, não é algo complexo encantar seu cliente interno através de ações práticas e simples.

Então, pensando nisso, nós do site Consultor B2B, preparamos o post de hoje para dar algumas dicas de como sua empresa pode valorizar os funcionários.

 

1. Recompensas

 

A instituição pode criar um programa de incentivos, no qual aqueles que alcançarem as metas, recebem recompensas pelo trabalho. É possível criar ainda uma escala, com presentes como xícaras personalizadas, dia de folga, assim como bonificações, viagens, maior poder de decisão, eletrônicos, etc.

 

Cada item será uma recompensa, dependendo do tipo de ação que for tomada pelo colaborador. Por exemplo, as canecas personalizadas podem ser lembranças para quem tomou alguma iniciativa em determinada tarefa. Já as viagens e eletrônicos podem ser destinados como uma bonificação em determinado período e não como algo do dia a dia, e assim por diante.

 

2. Treinamento

 

É comum se deparar com casos em que o funcionário apresenta um baixo rendimento nas atividades, visto que possui alguma dificuldade na execução de determinada função. Sendo assim, uma forma de a empresa valorizar o colaborador é oferecendo um treinamento para que ele aperfeiçoe suas habilidades técnicas, em vez de somente dar o feedback negativo e não tomar nenhuma atitude.

 

Existem diversas formas de fazer isso, como palestras, cursos, mentorias, etc. Com isso, o colaborador terá um retorno da organização, sabendo que ela se importa com suas dificuldades e realmente quer mantê-lo ali.

 

3. Elogios

 

Não podemos deixar de falar ainda sobre a importância que um simples elogio pode ter na motivação de um funcionário. Obviamente, isso não significa bajular ou elogiar o colaborador a todo o momento, mas sim realizar elogios apropriados à situação, quando o desempenho for acima da média. Inclusive, é importante deixar claro que essa medida deve ser aplicada tanto presencialmente quanto no home office. No segundo caso, crie situações que permitam elogiar em particular ou em público, como por e-mails, mensagens de texto, publicação em redes sociais, reuniões de vídeo, etc.

 

Além disso, o elogio em público tem como objetivo valorizar o profissional, mas nunca menosprezar o esforço dos outros funcionários. Caso contrário, pode causar um espírito competitivo negativo dentro da equipe.

 

4. Plano de carreira

 

Muitos profissionais querem alcançar cargos mais altos dentro de uma empresa. Sendo assim, uma forma de valorizar o funcionário é possibilitando sua ascensão dentro da organização. Nesse sentido, você pode elaborar um plano que irá determinar quais competências serão fundamentais para cada cargo, especificando as funções necessárias para ele.

 

Com isso, os trabalhadores terão uma motivação extra para se esforçar e desenvolver as determinadas qualidades. Da mesma forma, a empresa ainda demonstra que valoriza sua mão de obra interna, oferecendo aos próprios funcionários as chances de crescerem profissionalmente.

 

5. Meça as iniciativas

 

Também é válido ressaltar a necessidade de distinguir os funcionários uns dos outros, classificando-os em quem tem ideias originais, inovadores e engaja com as tendências do setor. Com isso, poderá avaliar com maior clareza cada um deles, sendo que uma boa dica é ter um setor ou comitê especializado em projetos que possam receber essas ideias e ranquear os colaboradores. Dessa forma, o reconhecimento pode ser em forma de premiação anual em anúncios periódicos no e-mail corporativo de todos os funcionários.

 

6. Converse

 

A tomada de decisão é primordial para o sucesso do negócio, mas muitos funcionários preferem não assumir essa responsabilidade, principalmente quando a escolha irá impactar diretamente o negócio. Mas, mesmo assim, é primordial conversar com o funcionário, mostrando seus acertos e o que pode ser melhorado. Isso porque, caso ele não esteja atendendo às expectativas, é provável que haja algum erro de comunicação, visto que você é o líder responsável por ele.

 

Obviamente, é fundamental deixar claro quais tipos de decisão o colaborador pode tomar, pois se a autonomia tem limites, é importante que eles sejam bem estabelecidos, a fim de evitar qualquer erro de comunicação.

 

Então, agora que você sabe como começar a valorizar os colaboradores de sua empresa, já pode colocar em prática nossas dicas.

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